educação
Curso de Pedagogia pela UDESC é oferecido pelo Polo UAB de Ponte Serrada

Publicado em 06/04/2021 às 08:45 - Atualizado em 06/04/2021 às 08:45

O Polo UAB de Ponte Serrada, tem como mantenedor a Prefeitura Municipal de Ponte Serrada sob coordenação da professora Maristela Maria Santin Luvison e com o apoio e parceria do Prefeito Alceu Alberto Wrubel e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e esta sempre buscando novos cursos para aperfeiçoar quem busca nossa entidade para a Qualificação e Formação dentro da área desejada, sendo que o Polo UAB é referencia na AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani).

No momento o município foi contemplado com o curso de Pedagogia pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) com 40 vagas disponíveis. As aulas iniciaram em fevereiro de forma remota neste primeiro semestre de 2021, devido a pandemia COVID 19.

O ensino acontece através da plataforma moodle (Sistema de Ensino) onde o acadêmico tem acesso às disciplinas do semestre, com toda a fundamentação teórica inclusive uma biblioteca virtual com sugestões de leitura, filmes, livros, trabalhos e avaliações. Também acontecem as videoconferências de cada disciplina com interação em tempo real podendo esclarecer as dúvidas dos acadêmicos e cada um fazer sua contribuição dentro do contexto ao qual está sendo trabalhado. Com adaptações para as aulas online em razão das medidas de controle da Covid-19, esta ferramenta Moodle se tornou uma ferramenta oficial e importante nos Cursos Presencias e Semi presenciais.

A professora Eula Paula da Silva Rodrigues da Cruz é a tutora da turma acompanhando as videoconferências, tirando dúvidas, auxiliando a turma em grupos de WhatsApp, de forma individual, através de vídeos chamadas e também através de gravação de vídeos explicando o andamento do curso e das disciplinas. A tutora Eula nos relata: “Estou imensamente feliz pela oportunidade de compartilhar meus conhecimentos e experiências com os acadêmicos (as) do Polo UAB de Ponte Serrada. Gratidão é o que define essa nova fase de minha vida, orgulho por ser formada em uma renomada Instituição como a UDESC no Curso de Pedagogia. Ressalto que para oportunizar o ensino e aprendizagem aderi a diferentes plataformas digitais de forma síncrona e assíncrona.

São inúmeros desafios, no entanto o sistema acadêmico (moodle) desenvolve estratégias ao aluno de interagir e construir sua aprendizagem de maneira autônoma, interagindo com os demais colegas e professores, descobrindo e compreendendo novas formas de pensar e refletindo sobre sua formação. Essa postura dialógica amplia um leque de possibilidades para aquisição de novos saberes. Parabenizo os acadêmicos (as) para que sintam-se privilegiados pela oportunidade de estudar em uma universidade gratuita e de ensino de qualidade, aproveitem o máximo possível em aprender e reaprender todos os dias. Lembre-se um passo de cada vez. Não desista persista com fé e esperança que dias melhores virão”.

O Polo UAB esta atendendo acadêmicos dos Município e também de varias cidades da região como: Concórdia, Chapecó, Passos Maia, buscando sempre auxiliar da melhor forma possível e facilitar o acesso nesse tempo de Pandemia.

A acadêmica Maria Helena Bruxel, fez sua contribuição: Estudar na UDESC está sendo incrível, poder adquirir novos conhecimentos, para garantir uma melhor prática profissional. A UDESC é uma universidade de muita qualidade, os conteúdos, as aulas e os professores são ótimos e tem uma didática incrível, estou maravilhada com essa oportunidade única que temos aqui no Polo de Ponte Serrada.”

O polo UAB de Ponte Serrada juntamente com seus colaboradores esta buscando mais cursos para atender a demanda da Região. Agradecemos a todos os acadêmicos já formados e os que estão cursando sua graduação por fazer parte de nossa história.

“Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar.” (Augusto Cury).