prefeito
Prefeito Tibe é eleito o primeiro secretário do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMOSC)

Publicado em 12/01/2021 às 15:26 - Atualizado em 12/01/2021 às 15:26

Na tarde do dia 07 de janeiro de 2021 foi realizada a primeira assembleia geral ordinária do Consorcio CIS-Amosc deste ano, que teve como pauta a eleição da diretoria que estará à frente do consórcio durante este ano.

Na oportunidade o Prefeito de Ponte Serrada Alceu Alberto Wrubel – Tibe, foi eleito como o Primeiro Secretário do CIS-AMOSC e ressaltou que sempre tem interesse em ajudar quando o assunto é saúde, “não só no atendimento, mas nos encaminhamentos também”. Para ele, o CIS-Amosc é uma ferramenta importante para que todos os 51 municípios consorciados sejam ajudados. Prefeito Tibe explica ainda, que quase que a totalidade dos recursos investidos em cirurgias e consultas especializadas são recursos do município.

O que é o CIS-Amosc

Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMOSC) é um dos projetos priorizados no Plano Básico de Desenvolvimento Regional (PBDR). Teve sua fundação em julho de 1996 e suas atividades iniciaram em novembro do mesmo ano.

O CIS-AMOSC é constituído pelos municípios subscritos do protocolo de intenções ratificados pelas respectivas Câmaras Municipais de Vereadores, cuja representação se dá através do prefeito municipal.

A forma de acesso aos serviços é através das Secretarias de Saúde dos municípios consorciados. A forma de contratação é através do credenciamento dos profissionais, clínicas e laboratórios.

Atualmente o CIS-AMOSC conta com 53 municípios filiados com abrangências nos municípios da AMOSC, AMNOROESTE, AMAI, AMAUC e AMERIOS, numa população de mais de 562 mil habitantes. Possui aproximadamente 240 profissionais credenciados nas mais diversas especialidades e vários municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A estrutura regional do CIS-AMOSC é integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e regida por suas normas e diretrizes. Através do Consórcio, os municípios podem realizar de forma ágil e simplificada, atividades conjuntas na área da saúde, buscando redução dos custos de atendimentos no setor.

Todo cidadão que procurar atendimento pelo SUS estará incluído na rede de serviços disponibilizados via CIS-AMOSC.