---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Como tudo começou

Publicado em 29/10/2013 às 20:52 - Atualizado em 26/08/2014 às 15:36

O município de Ponte Serrada teve o seu inicio em 1917, pela colonização de antigos moradores a maioria descendentes de Italianos que vieram do Estado do Rio Grande do Sul, atraídos pelas riquezas naturais, entre elas o Pinheiro Araucária, a imbuia, a canela , e outras, bem como a erva-mate.

Os tropeiros que passavam por esta região em caravanas, juntamente com os colonos que residiam nela, decidiram construir uma ponte, que foi feita de madeira serrada a mão, quanto que, até então, todas eram feitas de tábuas e vigas lascadas, assim originando o nome do município, antes conhecido como Pouso dos Tropeiros.

Em 1924, instalou-se a empresa colonizadora Ângelo de Carli e Irmãos, começando então a chegar os colonizadores iniciando assim o desenvolvimento da comunidade.

Pelo decreto-lei nº 238 de dezembro de 1938, foi criado o distrito pertencente ao município de cruzeiro, sendo seu 1º intendente o senhor Julio Coletti, seguindo-se pelo senhor Juvino Santana Branco.

O município de Ponte Serrada foi criado pela lei nº 348/58 em 21 de junho de 1958 e instalado no dia 27 de julho de 1958. A comarca foi instalada com jurisdição sobre os municípios de Ponte Serrada, Vargeão e Irani. Posteriormente Irani transferiu-se para a comarca de Concórdia e com a criação do município de Passos Maia, hoje a comarca é formada pelos municípios de Ponte Serrada, Vargeão, e Passos Maia.

O município está situado no corredor do Mercosul, na Rota do Chimarrão, proporciona aos turistas vindos do Rio Grande do Sul, Litoral, Extremo Oeste do Estado, Argentina e Paraguai, uma estrutura gastronômica muito boa, além de suas belezas naturais como matas, pinheirais, inúmeras cachoeiras e trilhas ecológicas, destacando-se uma cachoeira com 74 metros de altura, considerada a de maior altitude da região. 

Saiba mais 

POPULAÇÃO 11.031 habitantes - IBGE 2010
ÁREA 564,01 kM²
BIOMA Mata Atlântica
LOCALIZAÇÃO -52,01º H -26,87º V

GENTÍLICO

ponteserradense

 


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar